Sob cessar-fogo, Israel lança ataque aéreo a Gaza neste domingo

PUBLICIDADE

As FDI (Forças de Defesa de Israel) lançaram um ataque aéreo à Rafah, no sul da Faixa de Gaza, neste domingo (19.out.2025), segundo a mídia local. O país governado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Likud, direita) ainda não se manifestou oficialmente.

A ofensiva se dá em um momento de troca de acusações de violações do cessar-fogo com o Hamas mediado pelos Estados Unidos. O Exército israelense afirmou na 6ª feira (17.out) que “vários terroristas” abriram fogo contra soldados na área de Rafah, sem causar ferimentos.

No mesmo dia, disseram ter atingido outro grupo de “terroristas” que se aproximava das tropas em Khan Younis. O país afirmou que continuaria a operar para remover ameaças imediatas.

O governo israelense e o Hamas vêm se acusando mutuamente de violações do cessar-fogo há dias, com Netanyahu afirmando no sábado (18.out) que a passagem de fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito, permanecerá fechada até novo aviso.

O premiê israelense deu a declaração logo depois de a embaixada palestina no Egito anunciar que a passagem de Rafah, a principal porta de entrada e saída dos moradores do enclave, que está praticamente fechada desde maio de 2024, seria reaberta na 2ª feira para entrada em Gaza.

Israel e o Hamas estão em conflito sobre a devolução dos corpos dos reféns mortos. Israel exigiu que o Hamas cumpra sua obrigação de entregar os corpos restantes de todos os 28 reféns.

O Hamas devolveu todos os 20 reféns vivos e 12 mortos, mas afirmou que o processo exige equipamentos especiais para recuperar os corpos soterrados sob os escombros.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima